Capítulo 1 – História e Origens do Reiki.
1.0. A Energia da Cura: Uma Sabedoria Milenar.
"Rei" (霊): que significa "espírito", "alma" ou "sabedoria universal".
"Ki" (気): que significa "energia vital" ou "força vital universal".
A palavra Reiki (霊気) é composta por dois kanjis japoneses que, juntos, carregam uma rica tapeçaria de significados e evocam uma poderosa imagem mental da energia vital universal guiada espiritualmente. Compreender a nuance de cada kanji nos ajuda a internalizar a essência do Reiki de forma mais profunda.
1.1. Rei (霊): O Aspecto Espiritual e Transcendental
O kanji 霊 (rei) é complexo e carrega consigo a ideia do espírito, da alma, do sobrenatural, do sagrado e da sabedoria universal. Ao observarmos sua estrutura, podemos evocar a seguinte imagem mental:
Acima: Uma representação do céu (embora não seja o kanji direto para céu - 天 - ele evoca a esfera celestial, o domínio do sutil e do transcendental). Imagine a vastidão azul, as estrelas cintilantes, o lar das energias cósmicas.
Abaixo: Uma figura que se assemelha a um xamã ou uma pessoa em profunda conexão espiritual, talvez ajoelhada em reverência ou em estado meditativo. Há também a sugestão de algo que desce do alto, uma influência espiritual que permeia o mundo terreno.
A imagem mental de 霊 (rei), portanto, nos remete a uma energia que não é meramente física, mas que tem sua origem em uma dimensão superior, espiritual e sábia. É a inteligência cósmica que permeia o universo, a força motriz por trás da criação e da vida.
1.2. Ki (気): A Energia Vital Universal
O kanji 気 (ki) é mais direto e representa a energia, a força vital, o ar, a respiração, o humor e o espírito (em um sentido mais terreno do que rei). Sua imagem mental pode ser construída da seguinte forma:
Acima: Uma representação do vapor ou da energia que se eleva. Imagine o calor irradiando do sol, o vapor subindo da terra após a chuva, a própria respiração que exala do corpo.
Abaixo: Uma representação do arroz (米). Embora possa parecer surpreendente, o arroz, como alimento básico e fonte de sustento, era visto como uma manifestação tangível da energia da terra, essencial para a vida. Alguns interpretam essa parte como uma representação de algo denso de onde a energia emana. Outras interpretações sugerem uma panela de arroz ou um pote de arroz cozinhando, liberando vapor – uma imagem poderosa da energia sendo gerada e se manifestando.
A imagem mental de 気 (ki) nos conecta à energia tangível que anima todas as coisas, a força vital que flui através de nós e do universo. A presença do radical para arroz evoca a ideia de nutrição, sustento e a base material da energia vital.
Em Síntese: A Dança de Rei e Ki
Quando unimos os dois kanjis, 霊 (rei) e 気 (ki), a palavra Reiki evoca a imagem de uma energia vital universal (Ki) que é guiada e informada por uma inteligência espiritual superior (Rei). Não é apenas energia bruta, mas sim uma força inteligente, amorosa e equilibradora que opera em harmonia com as leis cósmicas.
A imagem mental que emerge é a de uma energia sutil e poderosa, descendo como uma bênção do céu (Rei), nutrindo e revitalizando a própria essência da vida (Ki), assim como o vapor vital se eleva de um pote de arroz fumegante, sustentando o corpo e o espírito.
Esta compreensão dos kanjis de Reiki nos convida a praticar com reverência e consciência, reconhecendo a profunda natureza espiritual da energia com a qual estamos trabalhando e a sua capacidade intrínseca de promover a cura e o bem-estar em todos os níveis do ser.
Portanto, Reiki pode ser traduzido como força vital ou "energia vital universal guiada espiritualmente".
1.3. A energia universal e o Reiki:
O Reiki se baseia na crença de que existe uma energia vital universal que permeia tudo no universo.
Essa energia é conhecida por diferentes nomes em diferentes culturas: Chi (China), Prana (Índia), Ki (Japão), entre outros.
O Reiki atua como um canal para essa energia, permitindo que ela flua através das mãos do praticante para o receptor.
1.4. Benefícios do Reiki para a saúde física, mental e emocional:
O Reiki pode ajudar a aliviar dores, reduzir o estresse, promover o relaxamento e melhorar o bem-estar geral.
Pode auxiliar no tratamento de diversas condições, como ansiedade, depressão, insônia, dores crônicas e doenças autoimunes.
O Reiki atua no nível energético, equilibrando os chakras e a aura, o que pode refletir em melhorias na saúde física e emocional.
A prática da cura energética com as mãos remonta a tempos muito antigos. No contexto budista, há registros da atuação de Siddhartha Gautama, o Buda, utilizando a energia vital para aliviar o sofrimento de seus discípulos. Uma história amplamente referida conta que Buda teria curado seu primo Devadata por meio da imposição de mãos, um gesto carregado de intenção compassiva e presença espiritual.
“Há cerca de 2.500 anos no tempo de Buddha Shakyamuni, Devadata (primo do Buddha) com a mente obscurecida pela inveja, percebeu-se em grande enfermidade nos níveis do corpo, fala e mente. Movido pelas condições kármicas e desejando tomar das formulações preparadas somente para os budas, tornou seu desequilíbrio físico e emocional intratável perante métodos de deuses e homens. O Buddha, conhecedor da originação interdependente de causas e condições (karma) e movido por profunda compaixão, tocou a cabeça de Devadata e proclamou:
“Se no nível relativo e absoluto da existência sou eu realmente um Buddha, estás livre de todos os obscurecimentos do corpo, fala e mente!”
Neste momento surge a Tradição Terapêutica de Harmonização pela Imposição de Mãos que, sussurrada ao ouvido de mestre a discípulo, tem sido transmitida até os dias atuais. Mesclando-se a novas culturas ao longo do tempo, o Reiki foi absorvendo novos matizes, tornando-se objeto de crença e descrença, caindo até mesmo em desuso por um longo tempo e hoje, como a Fênix, renascendo das cinzas.
O primeiro detentor dos ensinamentos da Terapia Tântrica do Senhor Buddha nesta era foi Jivaka, o terapeuta pessoal de Buddha Shakyamuni, conhecido como o Príncipe Três Vezes Coroado. Suas encarnações posteriores como Yutog Yonten Gonpo (o Velho e o Jovem), que viveram respectivamente no nono, décimo e décimo segundo séculos a.C., reeditaram e comentaram os Sutras e Tantras do Conquistador, combinando-os ao Sistema Terapêutico Tibetano nativo sendo este praticado no Tibet ainda hoje, podendo o conjunto destas práticas voltadas ao equilíbrio energético e psicofisiológico dos seres ser nomeado como Terapia Tradicional Tibetana (MTT).”
Extraído e adaptado de Autocura II NGEL SO - Lama Gangchen - Edições Sherab, 1993.
Entre os séculos II e I a.C., efetuou-se a redação do Sutra do Lótus e do Tantra da Clara Luz, escrituras budistas consideradas como fonte original do REIKI e de outros ensinamentos referentes à harmonização do corpo grosseiro, sutil e muito sutil.
No séc. XIX por volta de 1908/1909, o Sensei (professor/mestre) Mikao Usui encontrou textos num monastério Hindu que versavam sobre as práticas de harmonização por meio da Imposição de Mãos. Não tendo no entanto explicações objetivas sobre o modo de como aplicar a simbologia e ensinamentos contidos nestes textos, partiu em peregrinação em busca do entendimento necessário para ativar o fluxo da Energia Universal Vital através das mãos…
Após 21 dias em jejum e meditação no monte Kurama (鞍馬) (Japão), ele obteve o insight do Método, gerando a Sabedoria necessária para despertar o potencial terapêutico inerente a cada ser, humano, animal, vegetal ou mineral. Segundo os discípulos da Tradição Usui, no 21º dia ele avistou no horizonte luzes que caminhavam em sua direção e formavam no espaço os símbolos que havia encontrado nos textos em sânscrito; estes símbolos teriam entrado em sua mente através da região conhecida no oriente como 3º olho (meio da testa), o que o tornou inconsciente por alguns minutos. Ao recobrar a consciência sentiu-se “diferente” e percebeu que mesmo tendo jejuado vários dias, contados com 21 pedrinhas que pôs à sua frente, ingerindo somente água, não sentia fome nem esgotamento, mas sim que estava de posse de todas as suas energias e que sua disposição física era qualitativamente superior. Essa foi a primeira constatação da eficácia do método e segundo a tradição oral, ela foi seguida de mais quatro acontecimentos:
Na euforia de transmitir a descoberta ao Abade do monastério budista que lhe orientou ao longo de sua busca, Usui desceu correndo o Monte Kurama e tropeçou numa pedra ferindo o dedão do pé, prontamente levou as mãos ao local como é comum quando sentimos uma forte dor, percebeu, no entanto, que suas mãos aqueciam e vibravam e que o sangramento cessou em poucos minutos.
Ao chegar na hospedaria ao pé do Monte Kuriyama pediu uma refeição farta, o que não é muito comum a quem acabou de sair de um jejum, saboreando-a velozmente sem sentir-se mal.
Observou-se que a filha do dono da estalagem estava acometida de uma forte dor de dente e tomando sua face entre as mãos, fez com que a dor desaparecesse.
Finalmente, ao chegar ao monastério de seu amigo Abade soube por um assistente que o mesmo estava acamado devido a uma crise de artrite. Usui impôs as mãos sobre os pontos doloridos e obteve alívio imediato dos sintomas que afligiam o amigo.
Nos sete anos seguintes Mikao Usui trabalhou tratando pessoas em um gueto de mendigos em Kyoto no Japão; verificou, porém, que muitos que já estavam recuperados de suas desarmonias físicas e emocionais preferiam continuar a pedir esmolas a trabalhar dignamente por seu sustento, não se integrando deste modo à sociedade por serem incapazes de assumir novas responsabilidades em sua existência. Usui concluiu que não adiantava ajudar a quem não queria ser ajudado e que para o Reiki ser tratado com o devido respeito, é preciso que as pessoas estejam dispostas a dar algo em troca, o que não precisa ser necessariamente um valor monetário, podendo, por exemplo, ser a troca de serviços e o envolvimento do indivíduo no processo terapêutico de seu meio familiar, social e ambiental.
Decorrido este tempo, Usui tornou-se monge budista tendo sido iniciado na Tradição Shingon que é uma ramificação do Budismo Vajrayana (Tantra). O Budismo Shingon foi fundado no Japão no início do século XIX pelo monge japonês Kukai (Kobo Daishi, 774 - 835) que foi aluno do japonês Huikuo (Keika, 746 - 805). Huikuo foi discípulo do monge indiano Amoghavajra e este foi aluno de Vajrabodhi, renomado instrutor na tradição tântrica.
Guru Vajrabodhi foi um importante mestre do budismo esotérico (Vajrayāna), ativo no século VIII. Ele é mais conhecido por sua missão de transmissão do budismo tântrico da Índia para a China, sendo uma figura central na introdução e disseminação do budismo esotérico no Leste Asiático.
1. Antecessores (mestres que o instruíram):
Vajrabodhi foi iniciado na tradição esotérica indiana. Seu principal mestre foi:
Nāgārjuna (não o famoso filósofo Madhyamaka, mas um mestre tântrico posterior com o mesmo nome), de acordo com algumas tradições esotéricas.
Outros nomes associados como seus mestres incluem Nāgabodhi, considerado um grande praticante tântrico.
No entanto, a linhagem exata pode variar conforme a fonte, e muito do que se sabe vem de registros chineses e tibetanos posteriores.
2. Sucessores (discípulos que continuaram sua linhagem):
O discípulo mais famoso de Vajrabodhi foi Amoghavajra, que teve enorme influência na corte imperial chinesa e foi um dos maiores transmissores do budismo esotérico na China e também no Sudeste Asiático. Amoghavajra é responsável por organizar e traduzir muitos textos tântricos, além de consolidar a tradição conhecida como Zhenyan (Escola da Palavra Verdadeira) na China, que posteriormente deu origem ao budismo Shingon no Japão.
Em 1922 Usui fundou uma escola em Tóquio para ensinar a Terapia Reiki dando origem ao que hoje é conhecido como Escola Tradicional Mikao Usui, Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho, o “Método de Tratamento pela Energia Universal, ou Usui Reiki Ryoho Hikkei (Terapia da Energia Espiritual de Usui, para harmonizar interna e externamente).
Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho
Esse é o nome tradicional completo do sistema de Reiki criado por Mikao Usui. Pode ser traduzido e interpretado da seguinte forma:
Shin Shin (心身) = "mente e corpo"
Kaizen (改善) = "melhoria", "aperfeiçoamento contínuo"
Usui = nome do fundador, Mikao Usui
Reiki (靈氣) = "energia espiritual", "energia vital universal"
Ryoho (療法) = "método terapêutico", "tratamento"
👉 Tradução funcional completa:
"Método terapêutico de energia Reiki de Usui para a melhoria da mente e do corpo."
👉 Tradução mais fluida em português terapêutico:
"Sistema de cura natural de Usui para o aperfeiçoamento do corpo e da mente."
Neste contexto, o foco do Reiki é promover equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual — integrando saúde e bem-estar de forma holística.
📘 Usui Reiki Ryoho Hikkei
Este é o nome do manual original entregue aos alunos por Mikao Usui. Pode ser traduzido como:
Usui = nome do fundador
Reiki Ryoho = "método terapêutico de energia Reiki"
Hikkei (必携) = "manual", "guia indispensável", "livro de bolso com instruções essenciais"
👉 Tradução direta:
"Manual essencial do método Reiki de Usui"
👉 Tradução com foco terapêutico:
"Guia prático do tratamento Reiki conforme ensinado por Usui"
Este manual contém ensinamentos, poemas do Imperador Meiji, e orientações práticas sobre como aplicar Reiki, especialmente em contextos de autocuidado e ajuda ao próximo, reforçando o aspecto terapêutico do método.
Ele teve diversos alunos dentre os quais 16 atingiram o nível de Mestre Reiki o que significa ter a aptidão para dar as iniciações e instruções de como praticar e ensinar a técnica Reiki, impedindo desse modo que o conhecimento se perdesse após sua morte.
Mikao Usui nasceu em 15 de agosto de 1865, no distrito de Gifu no Japão, e faleceu em 09 de março de 1926 em Fukuyama. Condensou em dois níveis, Mestrado e quatro ideogramas (símbolos) o que poderia ser compreendido pelos seres de mente e concepções comuns, formulou “Os Cinco Princípios Reiki” e transmitiu a técnica básica de aplicação da energia sobre a cabeça ou local enfermo e a abertura ou iniciação de uma das mãos à escolha do aluno. A técnica de aplicação sobre os Sete Chakras Maiores (vórtices de energia no corpo) bem como as posições de mãos ao longo do corpo, foram sistematizadas pelo Grão-Mestre Chujiro Hayashi um de seus sucessores e sistematizador da técnica atual.
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