quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tranquilidade da mente



Tranquilidade da mente

Posted: 02 Feb 2011 08:44 AM PST

Dalai Lama

Tente permanecer no estado natural. Isso é mais ou menos como um rio correndo bem forte, em que você não pode ver o leito claramente. Se houvesse algum jeito de parar imediatamente o fluxo de onde a água vem e para onde a água vai, então você poderia manter a água parada, e isso permitiria enxergar o leito bem claramente.

De modo similar, quando você é capaz de fazer a mente parar de perseguir os objetos sensoriais e quando você consegue evitar que sua mente seja totalmente "desligada", então você irá começar a ver debaixo dessa turbulência dos pensamentos um tipo de calma subjacente, uma claridade subjacente na mente.

[...] No estágio inicial, quando você começa a vivenciar o estado natural da consciência, será na forma de algum tipo de vazio ou ausência. Isso porque estamos tão habituados a compreender nossa mente em termos de objetos externos que tendemos a olhar o mundo através de nossos conceitos, imagens e tudo mais.

Então quando você retira a mente dos objetos externos, é quase como se você não conseguisse reconhecer sua mente. Há um tipo de ausência, um tipo de vazio. Contudo, assim que você lentamente progredir e se acostumar a isso, irá começar a ver uma claridade subjacente, um tipo de luminosidade. Aí é quando você começa a apreciar e compreender o estado natural da mente. [Embora essa não seja uma experiência meditativa muito profunda, ela é a base da tranquilidade da mente.]

Dalai Lama (Tibete, 1935 ~)
"Healing Anger: The Power of Patience from a Buddhist Perspective"
(Dharma Quote of The Week – Snow Lion, 10/07/2010)

Eventos:


Textos relacionados:

  1. Mente desobstruída
  2. Essência da mente
  3. União da meditação e pós-meditação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros & Amigos:

Arquivo do blog