sexta-feira, 4 de abril de 2025

As Classes de Tantra nas Diversas Escolas de Budismo Tibetano (Vajrayana)

 A classificação mais comum e amplamente aceita, especialmente pelas escolas Sarma ("Novas Tradições" como Gelug, Kagyu e Sakya), divide os tantras em quatro classes principais, com uma ordem específica de estudo e prática recomendada.

Vamos refazer o texto, apresentando essa classificação de quatro classes de tantra, juntamente com a perspectiva Nyingma para fornecer um panorama mais completo. A ordem apresentada será a ordem em que esses ensinamentos são tradicionalmente administrados aos alunos nas escolas Sarma. Incluirei também uma seção sobre a perspectiva Nyingma e uma bibliografia com links (quando disponíveis e relevantes).

As Quatro Classes de Tantra (Perspectiva Sarma):

Esta é a classificação predominante nas escolas Gelug, Kagyu e Sakya do budismo tibetano. A progressão através dessas classes é vista como um caminho gradual e estruturado para a prática tântrica avançada.

1. Kriya Tantra (Tantra da Ação):

  • Ordem de Administração: Geralmente é o primeiro nível de ensinamentos tântricos introduzido aos alunos.
  • Fundamentos: Enfatiza a purificação externa e interna através de rituais, higiene, dieta e conduta. A relação com a deidade é vista como a de um servo para com seu senhor. O foco está em buscar a bênção e a proteção das deidades.
  • Principais Enfoques:
    • Rituais Externos: Grande importância dada aos rituais de oferenda, louvor e súplica às deidades.
    • Mantras e Mudras: Uso extensivo de mantras para invocar as deidades e mudras para simbolizar seus atributos.
    • Visualizações Simples: As visualizações das deidades são geralmente menos complexas e focadas em sua presença à frente do praticante.
    • Ênfase na Pureza: Manutenção da pureza física e mental como pré-requisito para a prática.
  • Objetivo: Purificar obscurecimentos, acumular mérito e estabelecer uma conexão inicial com as deidades, preparando o terreno para práticas mais profundas.
  • Exemplos de Deidades: Avalokiteshvara, Tara, Manjushri em suas formas mais simples.

2. Charya Tantra (Tantra da Performance ou Conduta):

  • Ordem de Administração: Segue o Kriya Tantra, aprofundando a relação com a deidade.
  • Fundamentos: Transiciona a relação com a deidade de servo para amigo. Enfatiza um equilíbrio entre as práticas externas do Kriya Tantra e as práticas internas de visualização.
  • Principais Enfoques:
    • Equilíbrio entre Externo e Interno: Combinação de rituais externos com visualizações mais detalhadas da deidade.
    • Identificação Parcial: O praticante começa a se identificar parcialmente com a deidade durante a meditação.
    • Ênfase na Conduta: Manutenção de uma conduta ética e compassiva alinhada com os princípios budistas.
  • Objetivo: Desenvolver uma relação mais íntima com a deidade e aprofundar a compreensão da vacuidade, preparando para a identificação completa nos tantras superiores.
  • Exemplos de Deidades: Formas mais complexas de Avalokiteshvara e outras deidades dos Tantras de Kriya.

3. Yoga Tantra (Tantra da União):

  • Ordem de Administração: O terceiro nível, focando intensamente na prática meditativa interna.
  • Fundamentos: A relação com a deidade evolui para a de um ser desperto para outro. A ênfase principal está na união com a deidade através da meditação e da visualização.
  • Principais Enfoques:
    • Visualizações Detalhadas: Visualizações complexas da mandala da deidade e do próprio praticante como a deidade.
    • Geração da Deidade (Kyérim): Forte ênfase no estágio da geração, onde o praticante se visualiza claramente como a deidade em todos os aspectos.
    • Compreensão da Vacuidade: A realização da vacuidade é integrada como essencial para a prática da geração da deidade.
    • Mandalas Internas: Trabalho com as energias sutis do corpo (canais, ventos e gotas) como uma mandala interna.
  • Objetivo: Alcançar uma profunda identificação com a deidade, purificar as energias sutis e desenvolver a sabedoria e a compaixão inerentes.
  • Exemplos de Deidades: Vajrasattva, algumas formas de Manjushri e Avalokiteshvara em seus mandalas.

4. Anuttarayoga Tantra (Tantra do Yoga Supremo):

  • Ordem de Administração: O nível mais elevado e profundo de ensinamentos tântricos, geralmente reservado para praticantes com uma base sólida nos tantras inferiores e um forte compromisso com o caminho.
  • Fundamentos: A não dualidade entre o praticante e a deidade é o princípio fundamental. Enfatiza a transformação das energias grosseiras do corpo, da fala e da mente em sabedoria e compaixão iluminadas.
  • Principais Enfoques:
    • Estágio da Geração (Kyérim) e Estágio da Conclusão (Dzogrim): Práticas complexas envolvendo ambos os estágios. O estágio da conclusão trabalha diretamente com as energias sutis para despertar a natureza búdica.
    • Práticas Secretas: Inclui práticas que podem envolver a transformação de desejos e emoções em sabedoria.
    • Ênfase na Experiência Direta: Busca-se a experiência direta da natureza da realidade e da não dualidade.
    • Grande Ênfase na Linhagem e no Guru: A relação com o mestre (Guru) é de importância primordial.
  • Objetivo: Alcançar a iluminação completa nesta vida através da transformação radical da própria experiência.
  • Exemplos de Deidades: Chakrasamvara, Vajrayogini, Kalachakra, Guhyasamaja, Yamantaka.

A Perspectiva Nyingma: Os Nove Yanas

A escola Nyingma apresenta um sistema de nove yanas (veículos ou caminhos), que inclui os quatro tantras mencionados anteriormente, mas em uma ordem e com algumas nuances diferentes. Os nove yanas são divididos em três yanas externos e seis yanas internos:

Yanas Externos (ênfase na ação e no resultado):

  1. Shravakayana: O veículo dos ouvintes (foco na libertação individual através da compreensão das Quatro Nobres Verdades).
  2. Pratyekabuddhayana: O veículo dos realizadores solitários (ênfase na libertação individual através da própria intuição e esforço).
  3. Bodhisattvayana (Mahayana): O veículo dos Bodhisattvas (foco na iluminação de todos os seres através do cultivo da bodhicitta e das Seis Perfeições).

Yanas Internos (ênfase na transformação e na visão):

  1. Kriya Yoga: Corresponde ao Kriya Tantra das escolas Sarma, com ênfase em rituais e purificação.
  2. Upa Yoga (ou Charya Yoga): Corresponde ao Charya Tantra, com um equilíbrio entre práticas externas e internas.
  3. Yoga: Corresponde ao Yoga Tantra, com foco na identificação com a deidade.
  4. Maha Yoga: Enfatiza a geração da deidade e a compreensão da vacuidade, semelhante ao aspecto do Kyérim no Anuttarayoga.
  5. Anu Yoga: Foca no estágio da conclusão (Dzogrim) e no trabalho com as energias internas.
  6. Ati Yoga (Dzogchen): O yana mais elevado, enfatizando o reconhecimento direto da natureza primordial da mente.

Na perspectiva Nyingma, os quatro "tantras" que você mencionou (Yoga, Maha, Anu, Ati) são os três últimos dos seis yanas internos, representando uma progressão de práticas tântricas cada vez mais sutis e diretas.

Ordem de Administração (Perspectiva Nyingma):

Embora não seja uma "administração" formal como nas escolas Sarma, a progressão natural nos nove yanas da Nyingma é vista como uma evolução da compreensão e da prática, culminando no Ati Yoga (Dzogchen).

Bibliografia (com links quando disponíveis):

  • Para a Classificação das Quatro Classes de Tantra (Sarma):

    • "Tantra in Tibet: The Great Exposition of Secret Mantra, Vol. 1" de Tsong-kha-pa: Uma análise detalhada dos fundamentos dos tantras inferiores. (Procure por traduções em livrarias online).
    • "Tantra in Tibet: The Great Exposition of Secret Mantra, Vol. 2" de Tsong-kha-pa: Explora o Anuttarayoga Tantra. (Procure por traduções em livrarias online).
    • "The World of Tibetan Buddhism: An Overview of Its Philosophy and Practice" de His Holiness the Dalai Lama: Oferece uma visão geral acessível do budismo tibetano, incluindo o tantra. (Procure em livrarias online).
    • Vários artigos e ensinamentos de Lamas das escolas Gelug, Kagyu e Sakya podem ser encontrados online em sites de centros budistas e organizações.
  • Para os Nove Yanas (Nyingma):

    • "The Nyingma School of Tibetan Buddhism: Its Fundamentals and History" de Dudjom Rinpoche: Uma obra abrangente sobre a tradição Nyingma, incluindo os nove yanas. (Procure por traduções em livrarias online).
    • "Perfect Clarity: A Tibetan Buddhist Anthology of Dzogchen" traduzido por John Myrdhin Reynolds: Inclui textos que abordam o Ati Yoga (Dzogchen). (Procure em livrarias online).
    • Ensinamentos de mestres Dzogchen contemporâneos como Chökyi Nyima Rinpoche (https://www.shedrub.org/), Tsoknyi Rinpoche (https://tsoknyirinpoche.org/), e outros, muitas vezes disponíveis em seus sites e nas gravações de seus ensinamentos.
    • "Dzogchen: The Heart Essence of the Great Perfection" de Sua Santidade o XIV Dalai Lama e Geshe Thupten Jinpa: Oferece uma perspectiva sobre o Dzogchen do ponto de vista da tradição Gelug, comparando-o com o Anuttarayoga Tantra. (Procure em livrarias online).

Observações Importantes:

  • A prática tântrica é tradicionalmente realizada sob a orientação de um mestre qualificado que pode transmitir as iniciações, ensinamentos e guiar o aluno ao longo do caminho.
  • A ordem de estudo e prática pode variar ligeiramente dependendo da linhagem específica dentro de cada escola.
  • Os links fornecidos são para organizações e mestres relevantes, onde você pode encontrar mais informações e, possivelmente, acesso a ensinamentos e textos. A disponibilidade de traduções completas dos textos raiz pode variar.

Espero que esta visão geral mais abrangente e organizada seja útil para sua compreensão dos diferentes tipos de tantra e sua ordem de estudo.


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