domingo, 6 de fevereiro de 2011

ENC: Boletim Visão do Empreendedor

Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link.
Edição n°126 de 12 a 18 de julho de 2010
  Leia neste número

Editorial
J.Octávio Knaack Jr., Editor, Visão do Empreendedor. Twitter:@joknaack

Caro empreendedor,

Recebo comentários de alguns leitores pedindo auxílio para se organizar financeiramente. Uma coisa é certa: se você não consegue manter suas finanças pessoais em ordem por certo terá dificuldades para organizar as da sua empresa. Hoje vou dar duas dicas para quem precisa de uma organização nas finanças pessoais.

A primeira é uma planilha para o orçamento mensal. Segundo seu autor “é detalhada e funcional. Vai além do simples registro das receitas e despesas mensais além de incluir colunas para estimativa de gastos, despesas efetivas e um balanço entre os valores projetados e realizados para cada item da lista. A planilha também totaliza os gastos mensais reais e projetados e estampa a diferença entre eles".

A segunda é uma planilha de controle diário de despesas. De certa forma, trabalha junto com a primeira. Orçar pressupõe conhecer as despesas diárias e a planilha contempla várias categorias dos custos do dia-a-dia.

Ambas estão disponíveis para você baixar no blog Visão do Empreendedor.

Uma boa leitura a todos.

 

Quem tem uma empresa, tem um desafio eterno: VENDER
Antônio Carlos de Matos é consultor em gestão de negócios
Conseguir um preço compensador, um volume que valha a pena, organizar uma estrutura e sistema de trabalho competitivos e conseguir desperdício “zero” na operação, são outros desafios de quem monta uma empresa. Mas vender, conseguir vender é de longe o desafio mais difícil e fatal. Vender é um processo complexo que pode ser desdobrado em pelo menos 2 etapas.

Táticas poderosas de vendas na era da mídia social
Evaldo Costa é escritor, consultor, conferencista e professor.
Engana-se quem pensa que foram somente os equipamentos e serviços que evoluíram enormemente. As técnicas de vendas e marketing tiveram que acompanhar toda essa evolução. As empresas que não se deram conta disso ficaram ou ficarão pelo meio do caminho. A verdade é que as antigas técnicas de vendas pouco podem servir para vender nos dias atuais.

Código de Defesa do Consumidor e E-Commerce
Blog do e-Commerce
Problemas em compras pela internet, assim como feita em lojas físicas, qualquer consumidor pode passar; como uma loja que prometeu e não entregou no prazo, o produto veio com vício ou trocado ou o que você comprou não tem nada a ver com a publicidade. vejamos então quais são os problemas mais frequentes nas compras realizadas na Internet.

Como e por que pesquisar a concorrência
Fonte: série instrumentos de apoio gerencial
Muitas são as empresas que cometem erros estratégicos como entender que suas concorrentes diretas são determinadas organizações. É o caso, por exemplo, de empresas varejistas de pequeno porte, que insistem em considerar seus concorrentes as empresas de grande porte do mesmo segmento, quando deveriam preocupar-se com seu nicho específico de mercado. Continue lendo o documento. Continue lendo o documento.

Rodada de Negócios da Região Centro - Sul do Rio de Janeiro
Não perca a oportunidade de vender produtos e serviços para grandes empresas como a Pifer Projetos de Interiores Ferroviários, EIF – Engenharia e Investimentos Ferroviários, Cereais Bramil, Construções Metálicas ICEC, Videplast, Targa e Panesul. Serão 07 grandes empresas que estarão representadas pelos seus departamentos de compras e um outro espaço para as pequenas empresas negociarem entre si, aumentado a chance de realização de novos negócios. Acesse para informações e inscrições.

 
- Quem tem uma empresa, tem um desafio eterno: VENDER
- Táticas poderosas de vendas na era da mídia social
- Código de Defesa do Consumidor e E-Commerce
- Como e por que pesquisar a concorrência
- Rodada de Negócios da Região Centro - Sul do Rio de Janeiro
  Artigos mais lidos no blog   Visão do Empreendedor
1. MEI- Microempreendedor Individual - 29.096 consultas
2. A importância da administração financeira da empresa - 12.035 consultas
3. Confira se sua empresa pode aderir ao Simples - 10.069 consultas
4. Dica de Vendas - Posso lhe ajudar? - 7.780 consultas
5. Prepare a sua loja para vender mais! - 6.721 consultas
 
  Artigos mais lidos na edição   anterior
1. A gestão 40-20-40 se aplica à sua empresa?
2. Planejamento na palma de sua mão
 

  Eventos gratuitos via internet
- CVMM - Como vender mais e melhor
Conteúdo programático: esquentando os motores; entendendo e conquistando mais clientes; acompanhamento de Perto as Vendas; o papel de cada um; escutando o mercado. Consulte datas e locais de realização.
 
- Aprende a Empreender
Aprende a Empreender é um curso destinado para quem pretende iniciar seu negócio, quem quer noções básicas de como gerir um empreendimento, quem já tem um pequeno negócio e quer iniciar sua capacitação em empreendedorismo, quem precisa repensar seu empreendimento. Consulte datas e locais de realização.
 
Prezado cliente, gostou? Deseja contribuir conosco? Mande suas idéias ou sugestões para o nosso fórum de atendimento
 Expediente
  Edição: J.Octávio Knaack Jr
  Design: Leandro Alves
  Revisão: Assessoria de Comunicação e   Marketing do Sebrae/RJ
VVocê está recebendo este e-mail porque seus dados cadastrais constam em nossa base de dados. Caso não queira receber este boletim semanal, por favor, acesse descadastro e remova sua assinatura.

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro


Digg Facebook Orkut Twitter
Quero encaminhar essa mensagem para meus contatos

www.robertocosta.org.br - DE QUEM É A HOMEOPATIA?

DE QUEM É A HOMEOPATIA?
Carlos Lyrio
Médico e Homeopata Mestre em Saúde Coletiva
Diretor-Presidente do Instituto Roberto Costa
Uma importante reflexão tem que ser levantada a partir de um trabalho de mais de 15 anos do grupo Racionalidades Médicas do IMS-UERJ.  O grupo prova o que os médicos alopatas e os professores de medicina sempre me disseram : que a Homeopatia não pode ser uma especialidade médica. Segundo o grupo  Racionalidades Médicas a Homeopatia é uma Doutrina, ou seja, uma crença  que se  baseia na alquimia, enquanto a medicina é uma Ciência que se baseia no método científico.  O  objeto de trabalho da Homeopatia é uma força invisível e não o corpo,  propondo  a Cura e não o Tratamento das doenças . Se utiliza de medicamentos tão diluídos que se tornam água enquanto a medicina se utiliza de substâncias químicas. O grupo mostra que a homeopatia é uma Racionalidade Médica e não uma Especialidade Médica uma vez que uma necessariamente exclui a outra.
Desde o primeiro ano da Faculdade me interessei por Homeopatia. Isso foi em 1983. Me sinto a vontade de falar sobre este assunto , pois dirijo uma Instituição que vem é referência nacional na disseminação e na  luta em defesa das práticas populares de saúde. Me defino como um Homeopata que Crê na Homeopatia e que busca a comprovação científica dela, mas que sabe separar o que é crença popular do que é ciência e que defende a prática da crença pelo povo e a prática da ciência pelo cientista.
A Organização Mundial de Saúde desde a Conferência de Alma-Ata incentiva as práticas populares de saúde entendendo que essas práticas sempre existiram nas sociedade e que são importantes para os sistemas de saúde, principalmente o de regiões menos acessíveis.  No mundo inteiro seguindo a orientação da OMS as práticas consideradas tradicionais (homeopatia, acupuntura,ayurveda, fitoterapia,floral), ou seja, não-científicas, são praticadas em sua maioria por pessoas da comunidade que obviamente não são médicos. Isso não quer dizer que os médicos não possam praticá-las. No Brasil entretanto isso tomou um rumo ao meu ver desvirtuado e confuso.
No Brasil a Homeopatia , como em todo mundo, sempre foi considerada uma crença popular. Entretanto depois de 1980 ela deixou de ser popular e foi elevada a categoria de ciência, por uma assinatura, se tornando uma Especialidade. Até então ela havia sido livremente exercida popularmente por não – médicos e também por médicos. É importante também dizer que ela chegou ao Brasil  por um naturalista Frances chamado Benoit Mure que fundou uma Escola para ensinar a doutrina e que era freqüentada por não –médicos. Os Jornais da época noticiaram que um anarquista Frances introduziu o charlatanismo no país.Foi assim que começou . Depois alguns médicos começaram a se interessar pelo assunto e também iniciaram a prática da Doutrina que foi amplamente difundida pelo país, mais como uma prática popular baseada numa Doutrina, e não como uma ciência que não podia ser. Popularmente ela sempre existiu nos centros espíritas, através de receitas psicografadas por médiuns, foi praticada por sacerdotes e principalmente por donas-de-casa que ,através dos manuais de homeopatia, cuidavam da saúde de sua família e da comunidade. Quem não conhece o livro de Homeopatia Nilo Cairo? Quem não conhece as receitas mediúnicas do Dr. Bezerra de Menezes. Até 1980 foi assim que a homeopatia foi praticada nesse país. Acontece que os médicos que não eram homeopatas achavam que homeopatia era charlatanismo e denunciavam os colegas médicos que praticavam homeopatia acusando-os de charlatães.  Médico que receitava homeopatia ia parar na Polícia. Para acabar com isso em 1980  , durante o regime da ditadura,  um médico homeopata que era general e não queria ser considerado charlatão  resolveu acabar com isso . Vivíamos o momento das decisões por  “murro na mesa”. O que era então considerado charlatismo, passou a ser considerado ciência, da noite  para o dia, na época do presidente do“eu prendo e arrebento”.
Passaram-se 40 anos e ninguém questionou isso. Com o a publicação da Política de Práticas Integrativas e Complementares pelo Ministério da Saúde-PNPIC essa discussão vem a tona.O pior de tudo é que hoje parece que a coisa se inverteu. Quem pratica homeopatia e não é médico é considerado charlatão ou é incriminado por  exercício ilegal da medicina . Estranho entretanto é que o Ministério do Trabalho no Código Brasileiro de Ocupações reconhece a ocupação Homeopata Não-Médico através  do CBO 3225-25. O CBO é “o documento que reconhece, nomeia e codifica os títulos e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro”. O Ministério do Trabalho então reconhece uma ocupação criminosa?
Chegamos ao ridículo de alguns centros espíritas temerosos estarem exigindo que médiuns   sejam médicos para psicografar receita de Espírito Homeopata. Querem fazer do fenômeno mediúnico Ato Médico  ou não deixar que o médium seja preso por exercício ilegal das medicina? Mas aí fica uma pergunta : de quem é o exercício ilegal da medicina do médium ou do espírito?E se o Espírito for de um médico? E se o Médico médium psicografar a receita de um Espírito de um Homeopata Não-Médico? De quem é o crime? Como saber se o Espírito é médico de fato?
E porque a homeopatia não é considerada científica?  Os saberes especializados , só são especializados por que antes de serem  especialidades, são disciplinas regulares e obrigatórias  dos cursos de graduação em medicina. Nesse ambiente de graduação esses conhecimentos naturalmente vão sendo ampliados a ponto de demandarem um outro nível de ensino e pesquisa que é o nível da Pós-Graduação. Esses cursos são reconhecidos pelo CAPES do CNPQ. Não consta no Portal Capes nenhum curso de Especialização em Homeopatia Reconhecido. Então porque a Homeopatia é uma Especialidade?
Existe ciência baseada em Doutrina?Como a homeopatia pode ser praticada por médicos se não é ciência? Como a homeopatia pode ser praticada por médicos se ela não faz parte da formação do médico? Como pode ser uma Especialidade da ciência se o CNPQ não reconhece?  É uma especialidade de direito e de fato , ou só é de direito e não é de fato. Se é de direito e de fato onde estão as provas acadêmicas do fato. A ciência brasileira tem as respostas para os axiomas básicos da homeopatia? Toda a Doutrina Homeopática se baseia na premissa de que existe uma  força imaterial que anima a vida propondo a CURA dos desequilíbrios dessa força através de substâncias que são tão diluídas que se tornam água. Resumindo a homeopatia cura o invisível com água. A ciência médica brasileira explica isso? Se explica, é a única no mundo. Eu, como praticante  de homeopatia cada vez mais creio que água CURA  o invisível. Tenho milhares de provas disso. Como  pesquisador venho tentando dar respostas acadêmicas a esse fenômeno. Como médico lamento tudo isso. 


Fonte: www.robertocosta.org.br 

Parceiros & Amigos:

Arquivo do blog