domingo, 29 de setembro de 2013

Vovó Matou João Gomes e Comeu!

... e Ela sempre dizia:  "- Tá com fome? Mata o o João Gomes e come! E matou e eu também comi!

Mas quem é esse João Gomes? Nunca ouviu falar? Eu conheci ele aqui em Búzios, numa caminhada pela trilha da Praia da Ferradura até Praia dos Amores. Na verdade foi o contrário...  Andei mais que o planejado e na altura da Praia da Foca minha água acabou, lembrei-me da família das suculentas e desci a costa para ver a vegetação mais rasteira. Havia um belo pé de Portulaca oleracea uma suculenta chamada de Beldroega míuda, salsa de negro, bredo-de-porco e caaponga .

.Bem o importante é que as suculentas matavam a sede e não exitei em comer um belo exemplar da Beldroega.


essa é Portulaca oleraceae, beldroega, onze-horas... já!? hora de hidratar! Até porque ela não é apenas suculenta mas uma fonte formidável de omega-3, um ácido graxo que previne infartos e fortalece o sistema imunológico.  Seu uso foi registrado na China por volta de 500 A.C.  Essa plantinha foi clinicamente estudada e os resultados da análise fito-quimica mostraram ser muito rica em ácido oxálico e sais de potássio (nitrato, cloreto e sulfato).


Dias depois, achei Talinum paniculatum, uma Portulacaceae? Sim uma dentre os seis grupos agrupadas sob uma mesma epígrafe. Essa folha arredondada com seiva pegajosa como a Aloe Vera.


 Talinum paniculatum é popularmente conhecida como jõao-gomes, maria-gorda, labrobró, carne-de-pobre, ora-pro-nobis míuda, língua-de-vaca, carne-gorda e outros mais. Ela é muito rica em ácido fólico ou folacina, é uma  vitamina hidrosolúvel pertencente ao Complexo B, sendo essencial para formação das proteínas estruturais e da hemoglobina. 



Ambas  são suculentas e mucilaginosas. podem ser usadas como emolientes, enemagogas, sudoríficas e umectantres pois amolecem a crosta de ferimentos regenerando rapidamente os tecidos, internos e externos. Podem ser usadas cruas como saladas, refogadas, como chá ou colírio. Após amassar com dedos bem limpos, aplique a mucilagem diretamente no local . Acho que uma delas, devido ao ácido oxálico, foi precursora na descoberta do ácido acetil salicílico o AAS.  Não tenho certeza mas vou averiguar e posto nos comentários.

Estas e outras indicações de estudos clínicos, realizados no Brasil , podem ser encontradas em Plantas Medicinais no Brasil, de Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos. Obra publicada pelo Instituto Plantarum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiros & Amigos:

Arquivo do blog