Mas quem é esse João Gomes? Nunca ouviu falar? Eu conheci ele aqui em Búzios, numa caminhada pela trilha da Praia da Ferradura até Praia dos Amores. Na verdade foi o contrário... Andei mais que o planejado e na altura da Praia da Foca minha água acabou, lembrei-me da família das suculentas e desci a costa para ver a vegetação mais rasteira. Havia um belo pé de Portulaca oleracea uma suculenta chamada de Beldroega míuda, salsa de negro, bredo-de-porco e caaponga .
.Bem o importante é que as suculentas matavam a sede e não exitei em comer um belo exemplar da Beldroega.
.Bem o importante é que as suculentas matavam a sede e não exitei em comer um belo exemplar da Beldroega.
essa é Portulaca oleraceae, beldroega, onze-horas... já!? hora de hidratar! Até porque ela não é apenas suculenta mas uma fonte formidável de omega-3, um ácido graxo que previne infartos e fortalece o sistema imunológico. Seu uso foi registrado na China por volta de 500 A.C. Essa plantinha foi clinicamente estudada e os resultados da análise fito-quimica mostraram ser muito rica em ácido oxálico e sais de potássio (nitrato, cloreto e sulfato).
Dias depois, achei Talinum paniculatum, uma Portulacaceae? Sim uma dentre os seis grupos agrupadas sob uma mesma epígrafe. Essa folha arredondada com seiva pegajosa como a Aloe Vera.
Talinum paniculatum é popularmente conhecida como jõao-gomes, maria-gorda, labrobró, carne-de-pobre, ora-pro-nobis míuda, língua-de-vaca, carne-gorda e outros mais. Ela é muito rica em ácido fólico ou folacina, é uma vitamina hidrosolúvel pertencente ao Complexo B, sendo essencial para formação das proteínas estruturais e da hemoglobina.
Ambas são suculentas e mucilaginosas. podem ser usadas como emolientes, enemagogas, sudoríficas e umectantres pois amolecem a crosta de ferimentos regenerando rapidamente os tecidos, internos e externos. Podem ser usadas cruas como saladas, refogadas, como chá ou colírio. Após amassar com dedos bem limpos, aplique a mucilagem diretamente no local . Acho que uma delas, devido ao ácido oxálico, foi precursora na descoberta do ácido acetil salicílico o AAS. Não tenho certeza mas vou averiguar e posto nos comentários.
Estas e outras indicações de estudos clínicos, realizados no Brasil , podem ser encontradas em Plantas Medicinais no Brasil, de Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos. Obra publicada pelo Instituto Plantarum.