terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Boletim Visão do Empreendedor


Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link.
Edição n°137 de 6 a 12 de dezembro de 2010
  Leia neste número

Editorial
José Octávio Knaack Jr. é editor do Visão do Empreendedor.

Caro empreendedor,

Esta disponível para download a 1º Edição da Pesquisa TIC Lanhouse 2010, uma visão geral sobre características e perfil de gestão. A pesquisa cobriu as cinco regiões geográficas do território nacional por meio de quatrocentos e doze entrevistas individuais com seus proprietários. Alguns resultados:

1- De acordo com a distribuição geográfica das lanhouses, 36% concentram-se na região Centro-Oeste, 28% na região Norte, 22% na Centro-Oeste, 8% no Sul e 6% na região Sudeste;

2- São negócios familiares com até três funcionários, conduzidos por homens (74%), da classe C (54%) e com ensino médio completo (59%). Em sua maioria (68%) a instalações contam com menos de dez computadores;
3- Boa parcela (58%) está em funcionamento a menos de dois anos e oferece mais de um negócio associado como manutenção e comércio de materiais de informática, papelaria e lanchonete. Oferecem, ainda, além do acesso a internet em si, serviços adicionais como impressão de documentos, jogos, elaboração de textos, gravação de CD e DVD, entre outros;

4- Na visão dos proprietários 81% dos clientes procuram as lanhouses devido a falta de computador pessoal, seguindo do serviço de acesso a internet (75%) em suas residências.

É inegável que o modelo de negócios em si sofrerá transformações. O aumento da renda da população favorece a aquisição de computadores pessoais e acesso a internet em seus domicílios. Por outro lado, esta mesma fatia da população, consumindo cada vez mais e desejosa por serviços de qualidade, abre a possibilidade para as lanhouses consolidarem novas parcerias de negócio, como ponto de apoio a expansão do comércio local e suporte aos alunos de instituições de ensino.

Fica a dica.

E-commerce para pequenas e microempresas
Eduardo Nistal, via administradores.com.br
A grande chave do sucesso do modelo e-commerce é a democratização do mercado. Agora o pequeno empreendedor disputa de igual para igual o mercado chamado internet em que o que vale é a especialização, o preço e o atendimento, e não o tamanho do empreendimento. Continue lendo.

Seis fatores que estimulam a gestão de inovação nas empresas
De acordo com estudo da consultoria Pieracciani, planejar uma estratégia e criar um ambiente propício para a inovação são alguns dos principais facilitadores. Confira a íntegra no HSM online.

Palavras que ditam o nosso rumo
Evaldo Costa é escritor, consultor, conferencista e professor
Você já parou para refletir sobre o impacto das palavras em nossa vida? A sociedade em que vivemos tende a aderir e até acentuar o lado negativo de certas palavras e, como se não bastasse, não raro, ignorando o lado bom delas. O resultado é que sofremos desnecessariamente e, muitas vezes, nos privamos de viver momentos felizes.

O sucesso do negócio depende de sua localização
Ao analisar as condições do ponto comercial e, especialmente, a repercussão da escolha da localização no faturamento, é preciso considerar outros fatores que, isoladamente ou em conjunto, interfiram negativamente nas vendas. Para ter certeza se o local escolhido pela empresa é ou não um bom ponto comercial, observe com atenção as dicas a seguir:

[e-book] A Prática da Inovação: Compartilhando experiências em Gestão da Inovação
Innoscience- Consultoria em Gestão da Inovaçã
Desde 2007, a Innoscience Consultoria especializada em gestão da inovação alimenta um blog com notícias, cases e análises sobre o ambiente de inovação nacional e internacional. O e-book é a consolidação desses mais de 90 posts que traduzem prática, tentativa-e-erro e acertos sobre como tornar nossas empresas mais inovadoras. A primeira parte do e-book aborda diferentes aspectos da gestão da inovação. A segunda parte apresenta cases que aprofundamos ao longo desses anos. O mais interessante, contudo, é que mesmo a parte de conceitos é absolutamente baseada em exemplos, notícias e análises de empresas e projetos inovadores.Baixe aqui o e-book gratuitamente.

- E-commerce para pequenas e microempresas
- Seis fatores que estimulam a gestão de inovação nas empresa
- Palavras que ditam o nosso rumo
- O sucesso do negócio depende de sua localização
- [e-book] A Prática da Inovação: Compartilhando experiências em Gestão da Inovação
  Artigos mais lidos no blog   Visão do Empreendedor
1. MEI- Microempreendedor Individual - 34.206 consultas
2. A importância da administração financeira da empresa - 19.170 consultas
3. Confira se sua empresa pode aderir ao Simples - 18.843 consultas
4. Dica de Vendas - Posso lhe ajudar? - 10.516 consultas
5. Prepare a sua loja para vender mais! - 8.986 consultas
  Artigos mais lidos na edição   anterior
1. Sete passos para o sucesso em vendas
2. Cálculos para determinar se a empresa é lucrativa
 

  Eventos & cursos
- Curso gratuito via internet: Aprender a Empreender
Solução educacional que oferece aos empreendedores, empresários formais e informais de pequenos negócios, atuantes na área de comércio, indústria, serviços e agroindústria oportunidade para interagir com conceitos básicos sobre empreendedorismo, mercado e finanças. Consulte data e local de realização.
- Curso gratuito via internet: EI- Microempreendedor Individual
Neste curso, você compreenderá as vantagens de se legalizar como empreendedor individual (EI). Aprenderá também sobre o processo de legalização, os locais de funcionamento, os impostos a serem pagos pelo EI e os benefícios de aposentadoria e auxílio doença, além das demais informações da Lei Complementar 128, de 2008, tais como: a contratação de empregados, burocracia do EI e como proceder em casos de cancelamento do cadastro do EI e de evolução do EI para Microempresa. Consulte datas e locais de realização.
Prezado cliente, gostou? Deseja contribuir conosco? Mande suas idéias ou sugestões para o nosso fórum de atendimento
 Expediente
  Edição: J.Octávio Knaack Jr
  Design: Leandro Alves
  Revisão: Assessoria de Comunicação e   Marketing do Sebrae/RJ
Você está recebendo este e-mail porque seus dados cadastrais constam em nossa base de dados. Caso não queira receber este boletim semanal, por favor, acesse descadastro e remova sua assinatura.
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro

Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais
Digg Facebook Orkut Twitter
Quero encaminhar essa mensagem para meus contatos

Parceiros & Amigos:

Arquivo do blog